top of page
Buscar

Sobre a Ansiedade e os Ansiosos

  • camilanardi49
  • 11 de abr. de 2024
  • 4 min de leitura

Atualizado: 10 de jun. de 2024

 

ree

A ansiedade é um sentimento natural e está relacionada a uma expectativa a algo que irá acontecer, talvez uma cobrança de trabalho como por ex: com um prazo apertado ou uma tarefa urgente.
Ela existe em nós como um dos sentimentos básicos que temos, como a tristeza, a alegria, o amor e a raiva. A ansiedade está presente nos seres humanos desde os primórdios e antigamente tinha uma função de sobrevivência, funcionava como uma sensação de insegurança e perigo para auxiliar o ser humano a se defender de algum perigo na época, como a caça ou a fuga de algum animal perigoso. Por isso está tão associada a sintomas físicos. 
Atualmente a ansiedade, além de ter essa função de nos alertar dos perigos iminentes, também nos impulsiona para o crescimento, para o movimento para algo novo ou uma expectativa de algo que irá acontecer.
Como os tempos mudaram e hoje somos seres muito mais pensantes do que antes, hoje a ansiedade vem através de pensamentos também, antevendo eventos futuros, é positiva quando a podemos definir como um estado psicológico e passageiro, no qual a pessoa identifica agitações internas, preocupações e inquietudes, no sentido de melhorar, conquistar novos espaços na vida, ir mais além.  Porém se torna negativa quando vem em grande quantidade e pode alterar o modo como pensamos, distorcer situações, gerar autocobranças, e/ ou causar sintomas no corpo que nos paralisam ou nos fazem associar que estamos doentes. 
Os transtornos de ansiedade acometem pessoas que têm o perfil de se preocupar intensamente e não conseguem lidar com essa autocobrança, a ponto de comprometer sua qualidade de vida e seu bem-estar. Podem ser descritos como uma reação emocional de uma ameaça do futuro e seus gatilhos podem ser associados a situações de incerteza e imprevisibilidade.
O primeiro sinal é o sentimento de ansiedade em relação ao que irá ou poderá acontecer, acompanhado de pessimismo. Isso provoca no corpo e no cérebro humano uma sensação de perigo, urgência, medo e insegurança. Consequentemente, o organismo reage com uma “luta” ou “fuga”.
Um exemplo disto é quando uma pessoa que está sofrendo com cobranças intensas no trabalho e pode inicialmente apresentar irritabilidade, raiva e tensão muscular. Posteriormente, ela pode desenvolver insegurança, labilidade emocional (mudanças exageradas no humor, sentimentos e/ou emoções), tremores e transpiração excessiva. O exemplo ilustra uma situação que onde o estado mental de ansiedade pode parar de ser um sentimento e se tornar um transtorno psíquico que compromete o nosso dia a dia. 

2. Quais são os sintomas de ansiedade?

Sintomas físicos: Taquicardia; Sudorese; Problemas gástricos; Dificuldade respiratória; Tremores nas mãos; Boca seca etc.

Sintomas psicológicos: Estado de nervosismo; Temores difusos; Insegurança; Medo de ameaças ou paranoia. 

Sintomas cognitivos: Ideias e pensamentos preocupantes e/ou obsessivos; Dificuldade de concentração; Dúvidas em excesso; Pensamentos radicais. Preocupação Excessiva

Quando saber se a ansiedade deve ser tratada?

Apesar da ansiedade ser um estado natural do ser humano, quando associada ao estresse e não for vista nem controlada pode se tornar algo limitante que deve ser tratado. Cobranças familiares, cobranças no trabalho, cumprimento de metas, ter o melhor emprego, conquistar um estilo de vida ideal, formar-se, adquirir família, são alguns dos fatores que fazem parte da vida porém podem agravar a ansiedade.
O tratamento para essa ansiedade negativa é a psicoterapia. Com o tratamento correto é possível perceber muitos ganhos e uma grande melhora na qualidade de vida da pessoa ansiosa.  Sabe-se que os transtornos de ansiedade são altamente prejudiciais, e aqui entra o importante papel da psicoterapia para o tratamento deles.
A ansiedade positiva também pode ser acompanhada pelo tratamento terapêutico, pois, o papel do psicólogo é ressignificar que essas inquietações podem ser benéficas para você. Perceber e usar a ansiedade a seu favor é um fator que pode ser descoberto com o tempo. Todos sentimos ansiedade e estresse de vez em quando. As situações nos obrigam a despertar certos sentimentos de ansiedade. Porém, basta apenas saber conduzir e usar a ansiedade de forma leve e controlada. Muitas pessoas são levadas a acreditar que toda ansiedade é ruim e que deve ser tratada como patologia. Mas o trabalho do terapeuta qualificado ajudará a pessoa a saber identificar entre uma ansiedade positiva e o Transtorno de Ansiedade
Conhecer os seus sintomas e com a ajuda profissional conseguirá evitar sofrer antecipadamente. Seja otimista e veja as vantagens da ansiedade positiva na sua vida!


A psicoterapia para ansiedade.

É importante que a pessoa entenda como funciona a psicoterapia. Com o tratamento, não se apaga o passado, os episódios permanecerão presentes, a diferença é que a pessoa saberá lidar com as vivências tramáticas ou problemas de forma diferente e adaptativa.
No processo terapêutico, a pessoa terá de moldar sua forma de agir e confiar nas ferramentas dadas pelo terapeuta.
O lado negativo da ansiedade será transformado com o passar do tempo. O objetivo final é evitar que a pessoa prossiga nas mesmas formas de lidar com os problemas no sentido de poder superá-los. Assim, a busca pelo controle da vida e dos pensamentos é de fundamental importância para a saúde mental e física.

Gostou do conteúdo? Quer saber mais?
Agende aqui a sua consulta.




bottom of page